sexta-feira, 19 de abril de 2024

Como parar de comer?

 

 Como parar de comer?

 

 

 

Para a compreensão da nutrição é necessário entender um dos mecanismos da fome e da saciedade.

 

O hipotálamo é a área cerebral responsável tanto pela fome como também pela saciedade. Quando o indivíduo sente fome (esta acontece geralmente após 4 horas da última refeição) ele precisa alimentar-se. Isso é saudável e necessário.

 

Ao alimentar-se, o estômago irá distender e quando chegar ao tamanho que está acostumado, enviará uma mensagem ao hipotálamo, avisando-o que já está saciado e que não precisa mais comer.

 

Pessoas com tendência a comer maior volume, por “n” razões, o estômago se distende mais do que o habitual e demora mais portanto para  enviar essa mensagem. Se esse procedimento se repetir muitas vezes, o estômago vai se distendendo cada vez mais e sempre ficará aguardando a distensão máxima para enviar a mensagem de saciedade.

 

O tempo que essa informação leva  em média é 20 minutos, tempo suficiente para fazermos um grande estrago alimentar. Por isso, devemos comer devagar para não exageramos nas refeições, dando tempo ao corpo de sentir-se satisfeito.

 

A mastigação adequada também facilita o trabalho do nosso organismo em fazer a digestão, pois as enzimas e sucos digestivos se misturarão melhor aos alimentos promovendo uma maior absorção dos nutrientes.

 

Além disso, o alimento fica em contato por mais tempo com as papilas gustativas nos dando um maior prazer em quanto

comemos. 

 

Então, não se esqueça, mastigue bem os alimentos para:

 

·       Dar tempo ao seu corpo de sentir-se satisfeito;

·       Não comer mais do que deve durante uma refeição;

·       Facilitar o trabalho de digestão;

·       Aumentar a absorção dos nutrientes;

·       Sentir mais prazer comendo.

 

     Durante o processo de emagrecimento e  manutenção de peso, o que se busca é o efeito de diminuir mecanicamente  o estômago. Através da ingestão de menores volumes e  maior freqüência alimentar.

 

A cirurgia que diminui o tamanho do estômago veio para provocar esse efeito de forma drástica. Deixa o estômago  com menor capacidade reservatória. E assim a pessoa  acostuma a comer pouco e  se comer mais do que este

novo reservatório comporta, vomitará.

 

No emagrecimento em que se associa à educação

nutricional aos exercícios físicos o processo de diminuição da capacidade estomacal também acontecerá de forma  lenta, branda e natural.

 

 

Fonte:

 

ERIKA ALVARENGA
Nutrição Clínica, Escolar, Esportiva e Personal
CRN 12993
(11) 9224-3247
erikanutri@hotmail.com